Início Cultura Língua portuguesa: «Sine Qua Non» e outras expressões em latim

Língua portuguesa: «Sine Qua Non» e outras expressões em latim

O latim é uma forte influência na língua portuguesa, existindo várias palavras e expressões que continuam em uso. «Sine Qua Non» e outras expressões em latim

expressões em latim
Língua portuguesa: «Sine Qua Non» e outras expressões em latim

O latim é uma forte influência na língua portuguesa, existindo várias palavras e expressões que continuam a ser usadas. «Sine Qua Non» e outras expressões em latim

O latim desde cedo demonstrou a sua influência no mundo e continua presente na língua portuguesa sendo uma prova de que a história teve sempre o papel de unir o passado ao presente e ao futuro.

Existem inúmeras palavras / expressões em latim que são preciosas, tornando o nosso discurso mais eloquente. A língua portuguesa, sendo a última das línguas relevantes que tiveram a sua origem no latim, continua a recorrer a diversas expressões do latim.

O latim é uma língua que começou a ser falada em Itália, mais precisamente na região do Lácio, tendo sido modificada ao longo do tempo. Esta língua, diferente na escrita e na fala, demonstrou uma importante influência no mundo, fruto do domínio dos romanos e da sua importância histórica.

A versão falada do latim esteve na origem de línguas que hoje são classificadas como línguas românicas ou neolatinas. Hoje, o latim continua a ter influência em diversas línguas do planeta. Tal como acontece em Portugal, existem bastantes palavras de português que têm origem no latim. Há também inúmeras palavras / expressões em latim que são frequentemente usadas nas burocracias, nos tribunais e nosso discurso. Quer provas?

Leia também:

Língua portuguesa: “Sine Qua Non” e outras expressões em latim

In loco

In loco é uma expressão que é usada frequentemente e que significa “no lugar”. É uma locução adverbial que significa “no próprio local”.

Por exemplo, como o sujeito X encontrava-se in loco, no momento da tragédia, foi imediatamente interrogado de forma a ser usado como testemunha relevante no processo de investigação.

Sine Qua Non

É uma locução adjetival que vem do latim “sine qua non”, que significa «sem o qual, não».

Diz-se da condição ou fator sem o qual determinado ato ou circunstância não se realizará. Diz-se de algo indispensável; de algo essencial.

Alguém que queira impor determinada cláusula num contrato, vê o seu desejo como condição “sine qua non”, pois se o seu desejo não for materializado, o contrato não é assinado.

Agnus Dei

Significa cordeiro de Deus. Termo associado a Jesus Cristo. É a Invocação usada durante a missa, após a fração da hóstia e no final das ladainhas.

É ainda um termo relativo a um pequeno relicário de cera do círio pascal e óleo bento, sendo este moldado com a imagem do cordeiro, com que o Papa benze no Sábado Santo.

É-lhe atribuída (pelos devotos) a virtude da salvaguarda não só dos perigos, mas também das doenças e das tempestades.

Curriculum Vitae

Todos nós já ouvimos esta expressão, não é verdade? Expressão que vem do latim curriculum vitæ, «curso da vida». No plural, curricula vitae.

É o termo usado para se referir a um tipo de documento onde se encontram reunidos os dados biográficos mais relevantes de uma determinada pessoa e nele contém a informação relativa ao seu percurso profissional, havendo referência a habilitações, a cargos desempenhados, a obras produzidas, entre muitas outras informações relevantes. É o currículo.

Veni, vidi, vici

Significa Vim, vi, venci. Estas foram as palavras com que Júlio César anunciou ao Senado Romano a sua vitória sobre Farnaces, rei do Ponto, no ano de 47 a. C. Foram citadas como alusão a um êxito seguro e rápido em qualquer empreendimento.

Quando alguém surge num contexto inóspito e sob circunstâncias difíceis conquista tudo e todos, facilmente se recorre a esta expressão para dar uma justa imagem ao êxito conseguido.

Por exemplo, a ida de José Mourinho para o Inter de Milão (Itália) é um caso de sucesso imediato, difícil de igualar. Conquistou tudo o que era relevante em pouco tempo, enquanto treinador da equipa italiana, destacando-se na Liga dos Campeões.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.