Início Saúde Se deixar de beber café de repente, o que lhe vai acontecer?

Se deixar de beber café de repente, o que lhe vai acontecer?

Beber café é uma rotina diária para uma série de pessoas em todo o mundo. Já alguma vez pensou no que acontecerá ao seu corpo se deixar de beber café de repente?

Se deixar de beber café
Se deixar de beber café de repente, o que lhe vai acontecer?

Já alguma vez pensou no que acontecerá ao seu corpo se deixar de beber café de repente? Beber café é uma rotina diária para uma série de pessoas em todo o mundo. Para muitos, mais do que uma rotina é um hábito obrigatório e absolutamente imprescindível para encarar e enfrentar um dia de trabalho.

Este hábito pode mesmo tornar-se num vício, na medida em que, se não beber café como habitual, pode sentir alguns efeitos indesejados. Uma espécie de síndrome de privação que, em vez de ser causado pela privação de álcool ou de drogas, é provocado, precisamente, pela privação da cafeína. Não acredita? Então, continue a ler e descubra o que pode acontecer ao seu corpo quando deixa de beber café.

Se deixar de beber café de repente, o que lhe vai acontecer?

Há imensos efeitos que a privação de café pode provocar no corpo. Alguns desses efeitos até podem ser contraditórios e variar de pessoa para pessoa. Há quem engorde, se deixar de beber café; enquanto há outros indivíduos que emagrecem, se deixarem de consumir esta bebida poderosa.

Curioso em saber o que acontece ao seu corpo se, de repente, deixar de beber café? Confira as respostas abaixo!

Dormir melhor

Em 2013, o Journal of Clinical Sleep Medicine publicou uma pesquisa que concluiu que o consumo de cafeína, seis horas antes de dormir, pode prejudicar o ciclo de sono. Portanto, em alguns casos, deixar de beber café, pelo menos a partir do final da tarde, pode ajudar a melhorar as noites de sono, tornando o descanso mais profundo e reparador.

Leia também:

Se deixar de beber café
Se deixar de beber café de repente, o que lhe vai acontecer?

Ter mais dores de cabeça

Este é, talvez, um dos efeitos mais comuns e notórios. A privação da cafeína pode causar dor de cabeça. Se parar de repente de beber café, o corpo e o organismo vão deixar de receber adrenalina e dopamina, hormonas que são estimulantes naturais e ajudam a manter a pessoa acordada, focada e com energia.

Assim, é normal o indivíduo sentir um crescendo da adenosina, a hormona responsável pelo descanso e pelo cansaço. Ela vai chegar ao cérebro e provocar uma alteração química que origina a tão desagradável dor de cabeça.

Sentir-se doente

Pode não acreditar, mas deixar de beber café de repente pode mesmo causar sintomas indesejados como depressão, ansiedade, tonturas ou até manifestações associadas a outras patologias, como a gripe. Claro que é expectável que estes sintomas desapareçam ao fim de cerca de duas semanas.

Se deixar de beber café
Se deixar de beber café de repente, o que lhe vai acontecer?

Exibir um sorriso mais saudável

O café é uma bebida um pouco agressiva para os dentes, nomeadamente para o seu esmalte. Portanto, deixar de beber esta bebida pode contribuir para dentes mais brancos e saudáveis.

Ter menos antioxidantes

São vários os estudos que defendem o forte poder antioxidante do café que, assim, pode reduzir o risco do aparecimento de várias doenças. Logo, ao deixar de beber esta bebida vai diminuir o aporte de antioxidantes obtidos.

Se deixar de beber café
Se deixar de beber café de repente, o que lhe vai acontecer?

Ganhar ou perder peso

Como já dissemos, a privação da cafeína pode interferir no peso de duas formas diferentes. Ou através do ganho, ou através da perda de peso.

No caso do ganho de peso, a explicação para tal pode estar no facto do consumo de café ajudar a diminuir o apetite. Ao não beber café, pode tentar substituí-lo por alimentos ricos em gordura ou açúcar, o que obviamente vai contribuir para um aumento do peso.

Já no caso de perder peso, isso pode ter a ver com aquilo que acompanhava o café. Se costumava colocar muito açúcar no café ou outros aditivos calóricos e se tomava sempre o café acompanhado de um bolo, então certamente que deixar de beber café vai ajudá-lo a emagrecer.

Sentir dificuldades de concentração

A privação do café pode causar cansaço e irritação e, assim, ser mais difícil manter a concentração e o foco nas suas atividades diárias, nomeadamente no trabalho.

Se deixar de beber café
Se deixar de beber café de repente, o que lhe vai acontecer?

Causar obstipação

Todos sabemos que o café melhora o funcionamento intestinal. Por isso, a privação de café pode provocar alguma obstipação inicial.

Acalmar

O café, devido à presença da cafeína, funciona como um estimulante, que aumenta os níveis de adrenalina e de hormonas de stress presentes no corpo e no organismo. Assim, sem o café, é natural que se sinta mais calmo e tranquilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.