Início Saúde Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

O iogurte é um alimento bastante saciante, particularmente indicado como um snack. É puro prazer! Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado.

escolher o melhor iogurte
Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

O iogurte representa um alimento bastante saciante, revelando-se particularmente indicado como um snack. É puro prazer! Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado. Há diversos iogurtes que podemos comer, mas nem todos representam uma opção verdadeiramente saudável. A opção mais económica pode não representar a melhor opção para a saúde.

Há bons iogurtes a bom preço, mas para escolher a opção mais saudável é indispensável ler os rótulos e saber interpretar a informação neles apresentada. Nós pretendemos ajudar nessa tarefa.

Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

O iogurte

Os iogurtes podem ser facilmente encontrados nos diversos supermercados. Há produtos de diferentes tipos, líquidos ou sólidos, gregos, com aromas de diversos frutos (limão, morango, banana, entre diversos outros), de pedaços com sabores variados.

Além disso, os iogurtes podem ter chocolate, cereais, frutos secos, entre outras possibilidades. Eles podem ser integrados no nosso pequeno almoço, colocados em batidos ou ser uma bela opção para snack. Há opções saudáveis e outras menos saudáveis. É preciso saber escolher a melhor opção. Há diversos benefícios associados a um consumo regular de iogurte.

Leia também:

escolher o melhor iogurte
Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

Benefícios do iogurte

Ajuda a regular o trânsito intestinal

Reduz a probabilidade de sofrer de prisão de ventre e de outros problemas intestinais

Fortalece os ossos

Fomenta o crescimento dos ossos e dentes em crianças

Ajuda a prevenir a osteoporose nos adultos, principalmente nas mulheres

É rico em proteínas

É uma boa fonte de vitaminas do complexo B

Ajuda a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal

Ajuda a combater problemas como a depressão e a ansiedade

Protege o sistema nervoso

Estimula a sensação de bem-estar e o bom humor

É uma boa fonte de proteínas e de probióticos

Ajuda a aumentar a imunidade

Ajuda na defesa do organismo de agentes agressores

Ajuda no emagrecimento e promove a eliminação de gordura

escolher o melhor iogurte
Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

Como escolher o melhor iogurte no supermercado?

Há diferentes variáveis que permitem identificar o melhor produto para si. Escolher o iogurte mais barato pode parecer um critério importante. Contudo, essa opção pode revelar-se prejudicial para a saúde.

Saber escolher os melhores produtos não é apenas olhar para o preço. Existem preciosas informações que devemos levar em consideração.

Informação

Os rótulos contêm informação relevante. São dados que ajudam a tomar as melhores decisões. A melhor opção deve conjugar o bom preço (e não o preço mais baixo) a outras componentes importantes. O iogurte deve ser um alimento saudável e equilibrado.

escolher o melhor iogurte
Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

Leitura do rótulo

É importante fazer uma correta leitura do rótulo. A quantidade de açúcar e de gordura presente no iogurte é um dos primeiros principais pontos a que devemos estar atentos.

Deve ter em consideração o quadro Descodificador de Rótulos, sugerido pela Direção Geral de Saúde, que está disponível para consulta no blog Nutrimento. Confira o mesmo, aqui.

Escolha certa

Independentemente do iogurte ser líquido ou sólido, natural, de aromas ou com pedaços, devemos pretender sempre consumir um iogurte saudável, por isso a melhor opção é um iogurte do tipo 0%/0%, sem açúcares e sem gorduras.

Assim, com um iogurte isento de gordura e de açúcares adicionados, iremos garantir uma escolha mais equilibrada e saudável.

escolher o melhor iogurte
Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

A lactose

A lactose presente nos iogurtes é outro dado que se deve levar em consideração, pois a lactose é um tipo de açúcar naturalmente presente no leite, aparecendo também no iogurte, embora em muito menor quantidade.

Cuidados a ter

Pessoas que sofram de intolerâncias graves à lactose devem apenas optar por iogurtes 0% lactose ou iogurtes de origem vegetal.

Pela presença da lactose não ser tão significativa nos iogurtes como é no leite, há pessoas que apresentam intolerâncias ligeiras à lactose que, depois de testarem a sua tolerância, confirmam que podem consumir iogurtes ‘normais’.

escolher o melhor iogurte
Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

Conheça os diversos iogurtes e o que caracteriza cada um deles

Iogurte Grego: Este famoso iogurte é rico em gordura, apresentando por isso uma consistência mais cremosa.

Iogurte Grego Ligeiro: É um tipo de iogurte grego que apresenta um teor de gordura reduzido.

Iogurte Natural: É o iogurte que é produzido exclusivamente com leite e com adição das culturas de bactérias usadas na produção do iogurte.

Iogurte Natural Magro: É o iogurte que é produzido exclusivamente com leite magro e com a adição das culturas de bactérias utilizadas na produção do iogurte.

Iogurte Magro: São os iogurtes com teor de gordura vestigial ou inexistente (0% MG). Este tipo de iogurtes é produzido com leite magro. Este tipo de iogurtes tanto pode ser natural, como pode ser de aromas ou de pedaços e ainda líquido ou sólido.

Iogurte sem açúcar: Estes iogurtes não apresentam na sua constituição qualquer açúcar simples adicionado.

Iogurte 0%/0%: É o tipo de iogurte mais saudável. É isento de gordura e não contém açúcares adicionados

escolher o melhor iogurte
Aprenda a escolher o melhor iogurte no supermercado

Importante

O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.

Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.

NCultura

Se gostou deste artigo, reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre saúde e benefícios no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado/a pelo mundo da saúde, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essa temática.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, gastronomia, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.