Início Histórias Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

Um rei que ficou conhecido como “O Gordo” teve uma vida com episódios interessantes. Terá sido este o rei com lepra? Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

Afonso II de Portugal
Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

Um rei que ficou conhecido como “O Gordo” teve uma vida com episódios interessantes. Terá sido este o rei com lepra? Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso? Portugal é um país que conta com 900 anos de história, um legado importante e difícil de superar em termos europeus. Na maior parte desse tempo, houve reis a governarem e a decidirem o rumo da nação. O mundo dos Reis e das Rainhas é, muitas vezes, tido como encantador, mas não faltam episódios curiosos que fazem constatar que isso está longe de acontecer.

Ao longo da história, houve 34 reis, distribuídos por 4 dinastias. São vários os episódios que são reveladores de que estas pessoas estavam longe de serem deuses ou semideuses, pois mostravam ter defeitos e virtudes, como qualquer outro ser humano. Amaram, foram amados, traíram, foram traídos. Choraram, sangraram, morreram. Uns foram cruéis, outros mataram. Outros foram adeptos de invadir conventos à procura de amores. São muitas as histórias interessantes.

Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

O contexto

D. Afonso Henriques foi o fundador do reino. O filho de D. Henrique de Borgonha e de D. Teresa nasceu no dia 25 de junho de 1111 (em Guimarães, embora haja teses que defendem outras versões) e fez história ao derrotar a mãe, ficando conhecido como “O Conquistador”.

Ele reinou entre 1143 e 1185 e da sua união com D. Mafalda de Sabóia nasceu D. Sancho I, o seu filho e seu sucessor. Este nasceu a 11 de novembro de 1154 (em Coimbra) e ficou conhecido como “O Povoador”. Ele reinou entre 1185 e 1211, sendo sucedido pelo seu filho D. Afonso II (fruto da união de D. Sancho I com D. Dulce de Aragão). Foi o início da 1ª Dinastia (a Afonsina ou de Borgonha) portuguesa.

Leia também:

Afonso II de Portugal
Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

D. Afonso II (1185-1223)

O filho de D. Sancho I e de D. Dulce de Aragão nasceu no dia 23 de abril de 1185, em Coimbra. O seu casamento com D. Urraca foi materializado, sendo preparado o sucessor, que seria D. Sancho. D. Afonso reinou entre 1211 e 1223, pouco mais de uma década.

O sucessor

D. Sancho II é filho de D. Afonso II e de D. Urraca, tendo nascido no dia 08 de setembro de 1202 (também em Coimbra). A sua união com D. Mécia Lopes de Hero foi um acontecimento marcante. Aquele que ficou conhecido como “O Capelo” faleceu no dia 04 de janeiro de 1248, tendo reinado entre 1223 e 1248.

Afonso II de Portugal
Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

Este rei não se mostrou tão preocupado com a atividade guerreira, não visou a expansão do território para sul, estando mais concentrado na gestão e na organização do reino. D. Afonso II foi coroado em 1211, tendo como uma das suas maiores preocupações a correta administração do reino.

Ele foi um rei que ficou ligado à promoção das primeiras Leis Gerais do reino que permitiam conceder garantias em assuntos tão relevantes quanto o direito de propriedade ou a justiça civil. D. Afonso foi dos primeiros reis a organizar cortes e a estabelecer um conjunto de leis gerais que visavam assegurar a governação. Num reinado de 12 anos, ele conseguiu criar uma estrutura legal sólida, que não existia antes do seu reinado e que se revelou bastante importante.

Afonso II de Portugal
Afonso II de Portugal, “O Gordo” ou o rei leproso?

Polémicas

Os desafios de um rei nunca são fáceis. A responsabilidade é muita e há sempre jogos de poder. Os primeiros tempos do reinado de D. Afonso foram marcados por conflitos internos, com as irmãs e os outros elementos da nobreza.

Este rei ficou também ligado à tentativa de minar o poder da Igreja e esse desejo levou o Papa a excomungá-lo. O rei que ficou conhecido como “o Gordo”, também foi o “Gafo”, que é o nome dado aos leprosos, uma doença de que D. Afonso II padeceu. Ele faleceu em Alcobaça, mais precisamente no dia 21 de março de 1223.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre a história portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela história, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.