Início Cultura Língua portuguesa: 5 expressões em Latim usadas em discursos

Língua portuguesa: 5 expressões em Latim usadas em discursos

O latim revelou-se uma influência marcante na língua portuguesa. Existem expressões latinas que continuam a ser usadas: 5 expressões em Latim usadas em discursos.

5 expressões em Latim
Língua portuguesa: 5 expressões em Latim usadas em discursos

O latim revelou-se uma influência marcante na língua portuguesa. Existem expressões latinas que continuam a ser usadas: 5 expressões em Latim usadas em discursos.

O latim continua a ser uma influência na língua portuguesa (e, naturalmente, que continua a ser uma forte influência em diversas línguas no mundo). Sabemos que a História tem sempre o papel de unir o passado ao presente e o futuro só é construído por estar alicerçado nos dois anteriores. O latim representa isso mesmo: um alicerce.

São várias as palavras / expressões em latim que continuam a ser preciosas no nosso discurso. A língua portuguesa é a última das línguas de relevo que foram originadas a partir do latim. O latim é uma língua que teve o seu início em Itália, mais precisamente na região do Lácio, sendo modificada ao longo do tempo. Esta língua, distinta na escrita e na fala, cedo revelou ser uma forte influência no mundo, sendo fortemente marcada pelo domínio dos romanos no mundo. A versão falada esteve no início de várias línguas que são hoje referidas como línguas românicas ou neolatinas.

O latim continua a ter grande influência no mundo, em diversas línguas. Em português, por exemplo, são inúmeras as palavras de português que têm origem no latim. Há ainda diversas palavras / expressões em latim que são usadas regularmente no nosso discurso. 

Leia também:

Língua portuguesa: 5 expressões em Latim usadas em discursos

in extremis

Do latim in extremis, expressão que significa «em caso extremo». Esta expressão in extremis significa o mesmo que in articulo mortis. É uma locução adverbial que pode significar nos últimos momentos da vida, no último momento.

a priori

A expressão a priori significa a partir do que vem antes. Do latim a priōri, «à primeira vista», é prova fundada unicamente na razão, sem fundamento na experiência (opõe-se à expressão a posteriori).

Esta locução está de acordo com os princípios anteriores à experiência; significa à primeira vista. O argumento a priori é um argumento em que se parte da causa para o efeito.

a posteriori

A expressão a posteriori significa a partir do que vem depois. Sistema de argumentação que parte do efeito para a causa. A posteriori opõe-se à argumentação a priori. Esta é uma locução do efeito para a causa. Significa pelas razões que vêm depois.

a fortiori

A fortiori é uma expressão latina que significa por maioria de razão (raciocínio ou argumento). A fortiori é com mais razão. Esta locução é empregue para concluir do menos, para o mais evidente: se devo amar o inimigo, a fortiori amarei o meu amigo.

ad hoc

Ad hoc é uma locução adjetival que significa para isto, coisa preparada para determinada missão ou circunstância ou algo usado para um fim específico, feito de acordo com um propósito. É algo que é dito de pessoa a quem foi atribuída uma determinada tarefa.

É uma locução adverbial em [uso indevido] sentido pejorativo de forma atabalhoada; sem planeamento; à toa. Diz-se ad hoc de pessoa; secretário ad hoc; tribuna ad hoc.

Informação

Seguramente que já tinha visto estas expressões (in extremis, a priori, a posteriori, a fortiori, ad hoc), não já? Fique a par das próximas publicações do N Cultura, pois em breve iremos publicar mais artigos a demonstrar como o latim continua a estar presente na língua portuguesa.

NCultura

Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!

Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.

Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, saúde, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.